Notícias

Vereador Callai alerta sobre aplicativo de transporte de passageiros sem regulamentação

POLÍTICA | 20/02/2019 09h 18min

Em discurso na tribuna, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Airton Callai (PRB) alertou o Poder Executivo, sobre a existência de empresas não regulamentadas, atuando no transporte de passageiros.

A Lei Federal 13.640 de março de 2018, também conhecida como Lei do Uber, autoriza o serviço de transporte individual, em nível nacional. No entanto, estabelece que os municípios são responsáveis pela regulamentação e fiscalização.

Segundo o vereador, a princípio duas empresas oferecem o serviço no município. Porém, nem a população, nem o poder público sabe quem são essas pessoas.

"A regulamentação vem pra identificar quem oferta o serviço, como funciona, se os impostos municipais estão sendo recolhidos e garantir a segurança de quem trabalha e utiliza o transporte."

Os anúncios estão, principalmente, nas redes sociais. Além da oferta do serviço de transporte mediante aplicativo, a propaganda convida as pessoas a trabalhar como motoristas.

De acordo com a lei federal, os interessados em atuar no setor, devem possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B, apresentar certidão negativa para antecedentes criminais e veículo em boas condições de uso.

Além de fiscalizar o cumprimento dos critérios estabelecidos na lei, é de responsabilidade do município a regulamentação do serviço, com o recolhimento de impostos, exigência de contratação de seguro de vida e seguro obrigatório (Dpvat) e inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o vereador, todos os outros meios de transporte estão amparados pela lei e regulamentados pelos municípios, com direitos e deveres bem estabelecidos.

"O serviço já está operando em Lucas do Rio Verde, está na lei, sabemos que é permitido. Porém, precisamos regulamentar para que eles paguem os impostos, como os taxistas e mototaxistas, e cumpram a lei."

Fonte:   Ascom/Câmara - Marcello Paulino

ACORDE CANTANDO

JOACIR FERREIRA

Balcão de Emprego

Veja +

VAGA DE EMPREGO: CONTRATA SE FUNILEIRO E LANTERNEIRO DE CARROS COM EXPERIENCIA

Anunciante: Wellington

Contato: 65 993232882 / wellingtonmartins99@hotmail.com

Atualizado dia 24/01/2020

VAGA DE EMPREGO: Precisa-se de babá para período integral. Preferência por estudantes de pedagogia.

Anunciante: Camila

Contato: 65 996069974 /

Atualizado dia 24/01/2020

VAGA DE EMPREGO: Contrata-se manicure com experiência, interessados ir até o salão localizado na  Av. Tocantins, n°  2076 - Rio Verde.

Anunciante: SALÃO SARA CABELEIREIRA

Contato: 65 996338015 /

Atualizado dia 21/01/2020

PRECISA-SE DE LAVADOR 3 VAGAS NÃO É NECESSÁRIO TER EXPERIENCIA INTERESSADOS LIGAR 65 999332852

Anunciante: LAVA JATO MODELO

Contato: 65999332852 /

Atualizado dia 21/01/2020

VAGA DE EMPREGO: Motorista para transporte de pequenos animais, requisitos: CNH, gostar de animais , ter experiencia. INTERESSADOS LEVAR CURRÍCULO EM MÃOS NA  AVENIDA VITÓRIA REGIA ESQUINA COM ACÁCIAS 

Anunciante: Mimo Clínica Veterinária e Pet Shop

Contato: /

Atualizado dia 13/01/2020