Notícias

Vereador Callai alerta sobre aplicativo de transporte de passageiros sem regulamentação

POLÍTICA | 20/02/2019 09h 18min

Em discurso na tribuna, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Airton Callai (PRB) alertou o Poder Executivo, sobre a existência de empresas não regulamentadas, atuando no transporte de passageiros.

A Lei Federal 13.640 de março de 2018, também conhecida como Lei do Uber, autoriza o serviço de transporte individual, em nível nacional. No entanto, estabelece que os municípios são responsáveis pela regulamentação e fiscalização.

Segundo o vereador, a princípio duas empresas oferecem o serviço no município. Porém, nem a população, nem o poder público sabe quem são essas pessoas.

"A regulamentação vem pra identificar quem oferta o serviço, como funciona, se os impostos municipais estão sendo recolhidos e garantir a segurança de quem trabalha e utiliza o transporte."

Os anúncios estão, principalmente, nas redes sociais. Além da oferta do serviço de transporte mediante aplicativo, a propaganda convida as pessoas a trabalhar como motoristas.

De acordo com a lei federal, os interessados em atuar no setor, devem possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B, apresentar certidão negativa para antecedentes criminais e veículo em boas condições de uso.

Além de fiscalizar o cumprimento dos critérios estabelecidos na lei, é de responsabilidade do município a regulamentação do serviço, com o recolhimento de impostos, exigência de contratação de seguro de vida e seguro obrigatório (Dpvat) e inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o vereador, todos os outros meios de transporte estão amparados pela lei e regulamentados pelos municípios, com direitos e deveres bem estabelecidos.

"O serviço já está operando em Lucas do Rio Verde, está na lei, sabemos que é permitido. Porém, precisamos regulamentar para que eles paguem os impostos, como os taxistas e mototaxistas, e cumpram a lei."

Fonte:   Ascom/Câmara - Marcello Paulino

Balcão de Emprego

Veja +

Contrata-se profissional em comunicação visual ( Pintura e Serralheria )

Anunciante: Cortemax Recortes Laser

Contato: 65996210949 / cortemax@cortemax.com.br

Atualizado dia 07/08/2020

vaga de Carpinteiro/Pedreiro com experiência Obra em Nova canaa do Norte não fazemos empreitada, somente contratação. Interessados enviar curriculo no watsap 65 996285650ou no Email. Construtora.cordeirolrv@gmail.com Vaga de Servente de pedreiro

Anunciante: construtora cordeiro

Contato: 65996285650 / construtora.cordeirolrv@gmail.com

Atualizado dia 07/08/2020

VAGA DE EMPREGO: AUXILAR DE COMUNICAÇÃO VISUAL COM OU SEM EXPERIÊNCIA SERRALHEIRO PARA COMUNICAÇÃO VISUAL. Interessados  entrar em contato 65 99969-2571 

Anunciante: SINAL PRINT

Contato: 65 99969-2571 /

Atualizado dia 09/07/2020

VAGA DE EMPREGO:  Araguaia  contrata CAIXA  com experiência em atendimento ao público e rotinas de caixa. Pré-requisitos: Ensino médio completo, pacote office, SAP, alinhamento com os valores da empresa. VAGA DE EMPREGO:  Araguaia  contrata  MOVIMENTADOR DE  MERCADORIAS com experiência em rotinas de estoque . Pré-requisitos: Ensino médio completo, alinhamento com os valores da empresa.

Anunciante: ARAGUAIA

Contato: / trabalheconosco@araguaia.com.br

Atualizado dia 18/06/2020

VAGAS para serviços gerais. VAGA para pedreiro. VAGA para pintor e auxiliar de pintor.

Anunciante: Grande Maquinas

Contato: 65996641957 / adm@chamiski.com.br

Atualizado dia 02/06/2020