Notícias

TNC lança em Cuiabá o primeiro Plano Estratégico de Restauração Florestal para o Alto Teles Pires

MEIO AMBIENTE | 07/07/2016 09h 41min

A região do Alto Teles Pires, no médio-norte de Mato Grosso, um dos mais importantes polos agrícolas do Brasil, ganhará neste mês seu primeiro Plano Estratégico de Restauração Florestal (Perf). Trata-se de um panorama inédito dos desafios e de algumas das possíveis soluções para fortalecer a cadeia da restauração florestal na região. O documento foi elaborado pela maior organização de conservação ambiental do mundo, a The Nature Conservancy (TNC) e será lançado em um evento em Cuiabá, em 14 de julho, às 19 horas, no Getúlio Grill. Comparecerão ao encontro empresários, produtores rurais e representantes do governo e da sociedade civil de Mato Grosso.

O Perf é um dos principais produtos de um projeto inédito, que diagnosticou a situação da cadeia de restauração florestal dessa região e apontou ações para resolver os seus gargalos. Essa iniciativa é apoiada pelas empresas Syngenta, Fiagril, Amaggi e as entidades IDH e Solidaridad.

Durante a apresentação do Plano, serão lançados materiais inéditos, como o Manual de Restauração e o Guia de Identificação de Espécies do Alto Teles Pires. O objetivo das publicações é oferecer recomendações técnicas para que produtores rurais, viveiristas e coletores de sementes, assim como prefeituras e outras entidades locais, possam apoiar a recuperação da vegetação natural em propriedades rurais, de forma correta e com benefícios sociais e econômicos.

“Estamos avançando no sentido de ajudar a resolver um dos principais desafios da agenda ambiental, que é a restauração florestal. A cadeia produtiva da restauração precisa de apoio e capacitação para se organizar, se fortalecer e alcançar a escala necessária. Só assim o Brasil conseguirá se desenvolver de maneira sustentável e cumprir as metas de redução das emissões assumidas internacionalmente”, explica a gerente de Agricultura Sustentável da TNC, Giovana Baggio.

Desde 2006, a TNC atua em conjunto com empresas e governos locais, na região do médio-norte de Mato Grosso, uma das mais produtivas do país. Juntos, eles já mapearam em torno de 6 milhões de hectares, em iniciativa precursora do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e que serviu como exemplo para a adoção da ferramenta na esfera federal. Dos quase 8 mil imóveis rurais mapeados na primeira etapa, 90% já estão cadastrados no CAR.

“Os produtores rurais e os governos locais têm interesse nas soluções para correção de passivos ambientais. Dois pontos fundamentais nesse sentido são a restauração ecológica das Áreas de Preservação Permanente e a regularização das áreas de Reserva Legal. Porém, as iniciativas de restauração esbarram no custo dessa ação, na inexistência de capacitação adequada e no desconhecimento das tecnologias mais apropriadas para a restauração. Esse plano busca trazer as informações que estavam faltando para que a recuperação de áreas degradadas deslanche”, analisa  a coordenadora de Conservação para o estado de Mato Grosso pela TNC, Gina Timotheo.

 A TNC também faz parte da iniciativa Sojaplus e, em colaboração com a Abiove, a Aprosoja e a Agroícone, tem atuado na disseminação de conceitos da legislação ambiental e de restauração para produtores de todo o Estado de Mato Grosso.

Sobre a TNC

The Nature Conservancy é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC se concentra em ações ligadas a Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. 

Fonte:   Assessoria

Balcão de Emprego

Veja +

PROCURA DE VAGA DE EMPREGO: Procura- se vaga de emprego para motorista categoria D, telefone para contato 68 99913-0173   65 99276-2630. Desde já agradeço.

Anunciante: Rogerio Sousa de Oliveira

Contato: 68 99913-0173 65 99276-2630 /

Atualizado dia 03/12/2019

PROCURA DE VAGA DE EMPREGO: Procura-se vaga de emprego pra diarista, possuo experiência na área, interessados ligar 68 99913-0173   65 99276-2630. Desde já agradeço.

Anunciante: MARIA JOSE FREIRE SOUZA

Contato: 68 99913-0173 65 99276-2630 /

Atualizado dia 03/12/2019

O GenesisGroup empresa referência em Segurança Agroalimentar, está contratando classificadores de grãos para Sorriso e região. Importante: para se candidatar às vagas não é necessário ter experiência. Basta ter mais de 18 anos, segundo grau completo e disponibilidade para viagens. Ficou interessado? Então faça sua inscrição no site www.genesisgroup.com.br. Clicar na aba Trabalhe Conosco. Se preferir, envie currículo para o e-mail talentos@genesisgroup.com.br, ate 10 de dezembro

Anunciante: GenesisGroup

Contato: 11 2667 9441 / talentos@genesisgroup.com.br,

Atualizado dia 03/12/2019

O GenesisGroup, empresa referência em Segurança Agroalimentar, está contratando classificadores de grãos para Lucas do Rio Verde. Ao todo, são 178 vagas. A empresa não exige experiência para a função. Os currículos devem ser enviados até 10/12

Anunciante: GenesisGroup

Contato: / talentos@genesisgroup.com.br

Atualizado dia 03/12/2019

Contrata-se: eletricista industrial, montador, soldador, ajudante de montador/eletricista/pedreiro e pedreiro. Encaminhar curriculo para o email.

Anunciante: Energitec

Contato: 65 35496015 / rh@energitec-mt.com.br

Atualizado dia 03/12/2019