Notícias

Programa A União Faz a Vida reúne Gestores e Coordenadores Escolares para Encontro Regional

EDUCAÇÃO | 19/04/2018 09h 22min

Cerca de 280 gestores e coordenadores escolares de 10 municípios de Mato Grosso reuniram-se nesta terça-feira, (17/04), para o 4º Encontro Regional promovido pelo programa A União Faz a Vida em Lucas do Rio Verde. Com a proposta de troca de experiências, o evento também foi uma oportunidade de formação continuada para profissionais da educação de 116 escolas que integram o programa A União Faz a Vida na área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT. Participaram do encontro gestores, coordenadores e secretários de Educação de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Santa Rita do Trivelato, Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Nobres e Cuiabá.

Conforme destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio, o compromisso da instituição financeira cooperativa, ao gerir o programa A União Faz a Vida, é contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, e este trabalho passa, necessariamente, pelos profissionais da educação. “O programa traz, em sua metodologia, uma proposta de cooperação para que possamos melhorar também a gestão da educação, e quem ganha com isso são os alunos”, salienta.

A programação do Encontro Regional buscou atender a algumas das demandas mais latentes vivenciadas pelas escolas, contemplando palestras e oficinas com temas variados, como os desafios dos Ambientes Digitais, a Gestão do Tempo e a Gestão Compartilhada na Educação. Trabalhar a gestão com foco nas pessoas, conforme salienta Eledir Techio, é um dos maiores desafios das empresas atualmente e também no ambiente escolar. “Até pouco tempo atrás os gestores falavam da inteligência das pessoas que tinham capacidade de gerir números. Mas hoje destaca-se a capacidade dos gestores de gerirem emocionalmente as empresas e organizações. E o Sicredi se envolve neste processo para contribuir com a formação destes que serão os futuros administradores das empresas e entidades da nossa comunidade”, reforça o presidente.

               Para o doutor em Educação pela PUC-SP, Cláudio Sanches, que ministrou uma das palestras do evento, é função da escola resgatar os valores humanos da convivência com o outro, que são responsáveis pelas boas relações sociais e também interferem significativamente nas aprendizagens mais significativas por parte dos alunos. “Uma gestão compartilhada na escola chama todos a conviverem, colaborarem e construírem juntos”, ressalta.

Na avaliação da coordenadora local do programa A União Faz a Vida em Nobres, Elisangela Aleixo Barbosa, formar os gestores e coordenadores escolares para a implementação de uma gestão mais participativa nas escolas pode contribuir para a evolução das práticas pedagógicas. "É mostrarmos para o gestor a importância de se abrir para o trabalho coletivo, porque quanto mais ele coloca para o grupo ajudar a definir as diversas situações, ele tira um peso de si e a construção se torna mais fácil", assinala, afirmando que, por meio do incentivo do programa A União Faz a Vida, já foram percebidas mudanças importantes em escolas do município. “Conseguimos visualizar resultados bem significativos, em escolas periféricas, que antes não acreditavam na possibilidade de envolvimento da comunidade, e hoje a comunidade abraçou a escola”, destaca.

Com a participação da comunidade e da família na escola, são fortalecidas também as mudanças de atitudes, com foco nos princípios de Cooperação e Cidadania. É o que percebe a coordenadora local do programa A União Faz a Vida em Lucas do Rio Verde, Silvânia Geller. “Nós percebemos a repercussão do programa na sala de aula e também nas famílias, e assim conseguimos desenvolver valores importantes para a convivência em comunidade”.

Sobre o Programa A União Faz a Vida

O programa A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi, gerido pela Fundação Sicredi, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios. Tendo em seus princípios a cooperação e cidadania, o programa estimula o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, integrando os saberes da comunidade e os conhecimentos escolares. Nos 10 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT que desenvolvem o programa, são envolvidos cerca de 47 mil alunos e 2.700 professores.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A Sicredi Ouro Verde MT é uma cooperativa integrante do Sistema Sicredi, com área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso.

Fonte:   Rádio Atitude FM com Assessoria

Balcão de Emprego

Veja +

VAGA DE EMPREGO: Função de açougueiro. Floriano loja do Tessele. Salário a combinar. Interessados entrar em contato no número 3549-2595

Anunciante: FLORIANO

Contato: /

Atualizado dia 17/09/2020

Contrata-se para limpeza e camareira Whats (65)99613-1310

Anunciante: Adriano

Contato: 65 99613-1310 / adrianoperetto@gmail.com

Atualizado dia 14/09/2020

Oportunidade de empego! Security Segurança, contrata Vigilante Líder em Lucas do Rio Verde MT. Necessário ter o curso de vigilante ativo. Interessados entrar em contato com Psicologa Kellen no telefone> 65 99979-7710 e fazer o cadastro em nosso site: portal.sousecurity.com.br/trabalhe-conosco.

Anunciante: Empresa Security Segurança

Contato: 65 999797710 / kellen.oliveira@sousecurity.com.br

Atualizado dia 10/09/2020

Hotel Mandino contrata camareira, para o período da manhã. Interessadas deixar currículo na Av. Rio Grande do Sul, 2349-S. Início imediato.

Anunciante: Hotel Mandino

Contato: 65 3549 5598 /

Atualizado dia 10/09/2020

VAGA DE NUTRICIONISTA: CASO TENHA INTERESSE ENTRAR EM CONTATO NO NÚMERO 65 992805437

Anunciante: NUTRICIONISTA

Contato: 65 992805437 /

Atualizado dia 04/09/2020