Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Notícias

Programa A União Faz a Vida reúne Gestores e Coordenadores Escolares para Encontro Regional

EDUCAÇÃO | 19/04/2018 09h 22min

Cerca de 280 gestores e coordenadores escolares de 10 municípios de Mato Grosso reuniram-se nesta terça-feira, (17/04), para o 4º Encontro Regional promovido pelo programa A União Faz a Vida em Lucas do Rio Verde. Com a proposta de troca de experiências, o evento também foi uma oportunidade de formação continuada para profissionais da educação de 116 escolas que integram o programa A União Faz a Vida na área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT. Participaram do encontro gestores, coordenadores e secretários de Educação de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Santa Rita do Trivelato, Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Nobres e Cuiabá.

Conforme destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio, o compromisso da instituição financeira cooperativa, ao gerir o programa A União Faz a Vida, é contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, e este trabalho passa, necessariamente, pelos profissionais da educação. “O programa traz, em sua metodologia, uma proposta de cooperação para que possamos melhorar também a gestão da educação, e quem ganha com isso são os alunos”, salienta.

A programação do Encontro Regional buscou atender a algumas das demandas mais latentes vivenciadas pelas escolas, contemplando palestras e oficinas com temas variados, como os desafios dos Ambientes Digitais, a Gestão do Tempo e a Gestão Compartilhada na Educação. Trabalhar a gestão com foco nas pessoas, conforme salienta Eledir Techio, é um dos maiores desafios das empresas atualmente e também no ambiente escolar. “Até pouco tempo atrás os gestores falavam da inteligência das pessoas que tinham capacidade de gerir números. Mas hoje destaca-se a capacidade dos gestores de gerirem emocionalmente as empresas e organizações. E o Sicredi se envolve neste processo para contribuir com a formação destes que serão os futuros administradores das empresas e entidades da nossa comunidade”, reforça o presidente.

               Para o doutor em Educação pela PUC-SP, Cláudio Sanches, que ministrou uma das palestras do evento, é função da escola resgatar os valores humanos da convivência com o outro, que são responsáveis pelas boas relações sociais e também interferem significativamente nas aprendizagens mais significativas por parte dos alunos. “Uma gestão compartilhada na escola chama todos a conviverem, colaborarem e construírem juntos”, ressalta.

Na avaliação da coordenadora local do programa A União Faz a Vida em Nobres, Elisangela Aleixo Barbosa, formar os gestores e coordenadores escolares para a implementação de uma gestão mais participativa nas escolas pode contribuir para a evolução das práticas pedagógicas. "É mostrarmos para o gestor a importância de se abrir para o trabalho coletivo, porque quanto mais ele coloca para o grupo ajudar a definir as diversas situações, ele tira um peso de si e a construção se torna mais fácil", assinala, afirmando que, por meio do incentivo do programa A União Faz a Vida, já foram percebidas mudanças importantes em escolas do município. “Conseguimos visualizar resultados bem significativos, em escolas periféricas, que antes não acreditavam na possibilidade de envolvimento da comunidade, e hoje a comunidade abraçou a escola”, destaca.

Com a participação da comunidade e da família na escola, são fortalecidas também as mudanças de atitudes, com foco nos princípios de Cooperação e Cidadania. É o que percebe a coordenadora local do programa A União Faz a Vida em Lucas do Rio Verde, Silvânia Geller. “Nós percebemos a repercussão do programa na sala de aula e também nas famílias, e assim conseguimos desenvolver valores importantes para a convivência em comunidade”.

Sobre o Programa A União Faz a Vida

O programa A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi, gerido pela Fundação Sicredi, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios. Tendo em seus princípios a cooperação e cidadania, o programa estimula o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, integrando os saberes da comunidade e os conhecimentos escolares. Nos 10 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT que desenvolvem o programa, são envolvidos cerca de 47 mil alunos e 2.700 professores.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A Sicredi Ouro Verde MT é uma cooperativa integrante do Sistema Sicredi, com área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso.

Fonte:   Rádio Atitude FM com Assessoria

Balcão de Emprego

Veja +

CALIFÓRNIA MUDAS CONTRATA Serviços Gerais para Jardinagem Vaga para homens, acima de 18 anos. Não precisa experiência Interessados chamar no whatsapp 65 3549-2611 ou ir pessoalmente até a empresa na AV Universitária 187- California Mudas e Paisagismo (ao lado da Pura Magia, quase em frente ao atacadão).

Anunciante: CALIFÓRNIA MUDAS E PAISAGISMO

Contato: 65 35492611 / PROJETOS@CALIFORNIAMUDASLRV.COM

Atualizado dia 20/03/2024

ESTAMOS CONTRATANDO AUXILIAR DE LAVADOR MEIO PERÍODO ,TURNO MATUTINO 2 VAGAS ACIMA DE 16 ANOS E LAVADOR 2 VAGAS PERÍODO DIA TODO ,07;11 DAS 13;00 AS 17;00 CONTRATAÇÃO IMEDIATA

Anunciante: LAVA JATO MODELO

Contato: 65999332852 / lavajato.modelo@hotmail.com

Atualizado dia 20/03/2024

Estou a procura de vaga de trabalho eu e minha Esposa Ana Paula Niza Moreira, para trabalhar em fazenda, lavouras, caseiro tenho experiência em lavouras, no momento estou residindo na casa Cidadã com minha esposa, quem puder ajudar com uma vaga de trabalho, pode entra em contato comigo. (RG 021.966.511-76)

Anunciante: RODRIGO ´PEREIRA LEMOS

Contato: 66996343658 / anapaulanizamoreira75@gmail.com

Atualizado dia 20/03/2024

Venha trabalhar conosco! Oportunidade para: • Assistente de cabeleireiro • Escovista • Trancista/Penteadista • Manicure • Maquiador • Vendedora/Recepção

Anunciante: Fast Escova Lucas do Rio Verde

Contato: (65) 999971825 (65) 984135709 /

Atualizado dia 20/03/2024

VAGAS PARA OPERADOR DE PROUÇÃO I, FEMINIO E MASCULINO,SALÁRIO A COMBINAR,CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO NA EMPRESA,TRANSPORTE, CESTA BÁSICA, PRÊMIO ASSIDUIDADE ENTRE OUTROS. CONTRATAÇÃO IMEDIATA.

Anunciante: GRANJA RIO VERDE

Contato: (65)9-9997-7233 / granjarioverde@hotmail.com

Atualizado dia 20/03/2024