Notícias

Lucas do Rio Verde completa ações do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos

GERAL | 21/12/2016 17h 07min

Dar o destino correto aos resíduos sólidos, esta foi uma das propostas assumidas pela administração municipal em 2013. Para tornar isso possível, foram planejadas ações para dar a destinação correta a cada tipo de resíduo disposto no Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.

O lixo úmido doméstico é levado para um aterro sanitário privado e legalizado próximo ao município. O resíduo reciclável vai para o Ecoponto, onde é separado e comercializado pela Associação de Coletores (Acorlucas). Já os resíduos de serviços de saúde vão para as empresas que fazem autoclave e dão a destinação correta, em Cuiabá. Os eletrônicos são desmontados e destinados por uma Associação do município, da mesma forma acontece com os pneus inservíveis. E os resíduos industriais são de responsabilidade de cada empreendimento.

E por fim, nos últimos dias, a destinação dos resíduos de materiais de construção e jardinagem foi organizada. Dessa forma, Lucas do Rio Verde conclui a destinação de cada tipo de resíduo, de acordo com o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Copetti, a prefeitura publicou um edital e abriu uma concessão para uma empresa trabalhar com a destinação dos restos de construção e jardinagem.

“A prefeitura publicou um edital, em que foi cedida uma área de cinco hectares próximo a Fundação Rio Verde, por 10 anos, para uma empresa fazer o gerenciamento dos resíduos de construção civil e jardinagem. Esses materiais também devem ser reciclados, tudo tem que ser reciclado. A nossa Política Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos estabelece isso”, destaca.

Para que a iniciativa dê certo, as empresas que trabalham com contêineres de recolhimento deste tipo de material devem levar para esta área, permitindo que este material seja reciclado e reutilizado, sem prejuízos ao meio ambiente.

“Visitamos várias cidades do Brasil que já desenvolvem essa destinação e é muito interessante ver que com esses materiais são desenvolvidos tijolos ecológicos e pavers com concreto triturado, já a madeira e galhos podem servir como compostagem, podem ser utilizados em fornos. Tudo pode ser reaproveitado”, pontua Luciane.

Segundo Luciane, a partir de agora com o local adequado para destinação dos resíduos de construção e jardinagem, os empresários do setor devem fazer o descarte correto. “As pessoas precisam auxiliar neste trabalho, no momento em que este contêiner é contratado, a pessoa não pode jogar dentro dele papel, latas, restos de comida, esses materiais devem ser colocados nos contentores azul e laranja que tem próximo da casa de todos. A organização desse material começa dentro da casa de cada um. A nossa preocupação é que essas pessoas que fazem o serviço de contêiner joguem em qualquer lugar, então, a população tem que ajudar a fiscalizar, porque jogar lixo em lugar errado é crime ambiental. Manter nossa cidade bonita e bem organizada, como a população merece, é responsabilidade de todos”.

Fonte:   Assessoria

Balcão de Emprego

Veja +

Contrata-se profissional em comunicação visual ( Pintura e Serralheria )

Anunciante: Cortemax Recortes Laser

Contato: 65996210949 / cortemax@cortemax.com.br

Atualizado dia 07/08/2020

vaga de Carpinteiro/Pedreiro com experiência Obra em Nova canaa do Norte não fazemos empreitada, somente contratação. Interessados enviar curriculo no watsap 65 996285650ou no Email. Construtora.cordeirolrv@gmail.com Vaga de Servente de pedreiro

Anunciante: construtora cordeiro

Contato: 65996285650 / construtora.cordeirolrv@gmail.com

Atualizado dia 07/08/2020

VAGA DE EMPREGO: AUXILAR DE COMUNICAÇÃO VISUAL COM OU SEM EXPERIÊNCIA SERRALHEIRO PARA COMUNICAÇÃO VISUAL. Interessados  entrar em contato 65 99969-2571 

Anunciante: SINAL PRINT

Contato: 65 99969-2571 /

Atualizado dia 09/07/2020

VAGA DE EMPREGO:  Araguaia  contrata CAIXA  com experiência em atendimento ao público e rotinas de caixa. Pré-requisitos: Ensino médio completo, pacote office, SAP, alinhamento com os valores da empresa. VAGA DE EMPREGO:  Araguaia  contrata  MOVIMENTADOR DE  MERCADORIAS com experiência em rotinas de estoque . Pré-requisitos: Ensino médio completo, alinhamento com os valores da empresa.

Anunciante: ARAGUAIA

Contato: / trabalheconosco@araguaia.com.br

Atualizado dia 18/06/2020

VAGAS para serviços gerais. VAGA para pedreiro. VAGA para pintor e auxiliar de pintor.

Anunciante: Grande Maquinas

Contato: 65996641957 / adm@chamiski.com.br

Atualizado dia 02/06/2020