Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Notícias

Empresas chinesas anunciam aumento de investimentos em Lucas do Rio Verde

GERAL | 12/09/2016 07h 37min

A informação foi divulgada pela coluna “Radar On-line”, assinada pelo colunista da revista Veja Maurício Lima. Segundo ele, na viagem à china, o ministro Blairo Maggi ouviu que a Hunan Dakang, gigante chinesa do agronegócio, deseja expandir sua atuação no Brasil. “Ela já tem participação numa empresa em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, e quer comprar outras naquela região”, informou.

A publicação destaca o potencial agrícola do município e aponta que apenas naquela região são produzidas cerca de 100 milhões de toneladas de grãos por ano. “As empresas japonesas já tem uma atuação forte por ali. A Sogitso, por exemplo, tem uma associação com a companhia Cantagalo, de Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar. Agora é a vez das chinesas. Outra que vai aumentar sua participação por aqui é a Cofco Agri, controlada pela estatal de alimentos da China”.

Anda durante a viagem ao país asiático, Maggi propôs um acordo para a criação de um grupo formado por diplomatas do consulado brasileiro e técnicos dos dois países a fim de facilitar a entrada de produtos brasileiros na China e vice-versa. O ministro considera a região do Cantão, província visitada por ele, estratégica, já que tem um PIB de US$ 1,7 trilhão. No ano passado, Cantão movimentou US$ 1 trilhão em comércio exterior.

Ji Jiaqi, chefe do governo da província, disse que o Brasil é o segundo maior parceiro comercial do Cantão, atrás apenas dos Estados Unidos. Ele propôs ao ministro Blairo Maggi um aumento da cooperação na área da segurança alimentar, principalmente no que se refere a gestão de riscos. Esta parceria, na visão do governo de Cantão, se daria através de universidades e centros de pesquisa, como, por exemplo, a Embrapa. Blairo aceitou e orientou o presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, presente no encontro, para iniciar as conversações com os chineses.

Blairo Maggi lembrou que o presidente Temer deverá ir à China no próximo ano, atendendo convite do presidente Xi Jinping feito durante o G20. Uma das questões que estão sendo tratadas pelos dois governos é uma mudança nos critérios do governo chinês para a seleção de empresas brasileiras aptas a exportar. "Precisamos rever esta questão, porque muitas empresas do agronegócio estão de fora e, se forem incluídas, poderemos aumentar significativamente a oferta de produtos com preços ainda mais competitivos", argumentou.

Blairo propôs - e Jiaqi aceitou - a criação de um grupo técnico para discutir este assunto. Jiaqi disse que Cantão tem autonomia para resolver este tipo de problema, o que poderá facilitar ainda mais a vida dos exportadores brasileiros junto ao governo Chinês. Blairo também convidou Jiaqui para visitar o Brasil.

Após a reunião, o ministro explicou que a pressão de províncias economicamente importantes, como o Cantão, junto ao governo central é um fator político que ajuda os produtores brasileiros que querem aumentar as exportações de alimentos para a China. "As pressões precisam acontecer não apenas no nível dos presidentes, mas também nos escalões intermediários, porque além das questões econômicas temos as questões políticas", explicou Blairo.

Fonte:   ATITUDE AM

REGIONAL NOTÍCIAS

ALTAIR ANDERLI E RODRIGO MATEUS

Balcão de Emprego

Veja +

CALIFÓRNIA MUDAS CONTRATA Serviços Gerais para Jardinagem Vaga para homens, acima de 18 anos. Não precisa experiência Interessados chamar no whatsapp 65 3549-2611 ou ir pessoalmente até a empresa na AV Universitária 187- California Mudas e Paisagismo (ao lado da Pura Magia, quase em frente ao atacadão).

Anunciante: CALIFÓRNIA MUDAS E PAISAGISMO

Contato: 65 35492611 / PROJETOS@CALIFORNIAMUDASLRV.COM

Atualizado dia 20/03/2024

ESTAMOS CONTRATANDO AUXILIAR DE LAVADOR MEIO PERÍODO ,TURNO MATUTINO 2 VAGAS ACIMA DE 16 ANOS E LAVADOR 2 VAGAS PERÍODO DIA TODO ,07;11 DAS 13;00 AS 17;00 CONTRATAÇÃO IMEDIATA

Anunciante: LAVA JATO MODELO

Contato: 65999332852 / lavajato.modelo@hotmail.com

Atualizado dia 20/03/2024

Estou a procura de vaga de trabalho eu e minha Esposa Ana Paula Niza Moreira, para trabalhar em fazenda, lavouras, caseiro tenho experiência em lavouras, no momento estou residindo na casa Cidadã com minha esposa, quem puder ajudar com uma vaga de trabalho, pode entra em contato comigo. (RG 021.966.511-76)

Anunciante: RODRIGO ´PEREIRA LEMOS

Contato: 66996343658 / anapaulanizamoreira75@gmail.com

Atualizado dia 20/03/2024

Venha trabalhar conosco! Oportunidade para: • Assistente de cabeleireiro • Escovista • Trancista/Penteadista • Manicure • Maquiador • Vendedora/Recepção

Anunciante: Fast Escova Lucas do Rio Verde

Contato: (65) 999971825 (65) 984135709 /

Atualizado dia 20/03/2024

VAGAS PARA OPERADOR DE PROUÇÃO I, FEMINIO E MASCULINO,SALÁRIO A COMBINAR,CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO NA EMPRESA,TRANSPORTE, CESTA BÁSICA, PRÊMIO ASSIDUIDADE ENTRE OUTROS. CONTRATAÇÃO IMEDIATA.

Anunciante: GRANJA RIO VERDE

Contato: (65)9-9997-7233 / granjarioverde@hotmail.com

Atualizado dia 20/03/2024