Notícias

Duas pessoas são detidas por furto de energia durante operação em Lucas do Rio Verde e Sorriso

POLÍCIA | 21/09/2018 08h 14min

Os dois primeiros dias da Operação Sorriso II, que combate o furto de energia elétrica em Sorriso e Lucas do Rio Verde, chamaram atenção das equipes da Energisa Mato Grosso e das equipes da Polícia Militar, Civil e Perícia Técnica. Mesmo depois de uma ação ostensiva recente, o número de irregularidades encontradas continua preocupante. Somente nos dias 18 e 19 de setembro, 226 irregularidades foram identificadas nos dois municípios e duas pessoas foram detidas. Na última operação, realizada em agosto, foram encontradas 350 situações irregulares nos três dias de operação.

“A quantidade de processos irregulares encontrados continua alta, o que nos preocupa muito. E não há um perfil específico de quem faz a fraude. Estamos encontrando em todas as classes sociais e em empresas grandes e pequenas.  Vamos manter a operação de forma continuada nessa região, não só para combater o furto de energia, mas para lembrar a todos que a ligação irregular é perigosa e coloca em risco a segurança da população”, pontua Sidney Tavares, gerente de Combate à Perdas da Energisa Mato Grosso.

O gerente reforça que o processo irregular de ligação de energia, como a adulteração dos medidores e das instalações elétricas, traz insegurança para os moradores do imóvel e para os vizinhos, uma vez que os equipamentos – que são vistoriados em fábrica para seguir padrões de segurança -, ficam comprometidos. Além disso, impacta no registro do consumo e prejudica a qualidade do fornecimento, ocasionando oscilações e até mesmo interrupções com maior frequência.

O delegado da Polícia Judiciária Civil de Sorriso, Nilson Farias, explica que as ações são de extrema importância para o município e para arrecadação do Estado, porque se a pessoa utiliza energia, ela deve pagar pelo seu uso. “O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com previsão de pena de uma a quatro anos de reclusão, além de pagamento de multa”, diz o delegado.

Hoje (20) é o último dia da operação, realizada por meio de uma parceria entre a Energisa, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Mais da 130 profissionais participação da ação e fizeram inspeções em residências, comércios, grandes empresas e fazendas. Dezenove medidores foram periciados pela Politec e serão usados como prova em um inquérito aberto pela Polícia Civil.

Sidney avalia as parcerias como um ponto alto da operação. “A ação conjunta com as equipes da Secretaria de Segurança Pública tem sido fundamental para o combate ao furto de energia. Também precisamos destacar a parceria da população, que tem ligado e denunciado”, pontua e completa: "Não deixe de denunciar. Temos canais abertos para isso, como o 0800 646 4196 e o aplicativo Energisa On. Você não precisará se identificar".

Fonte:   Rádio Regional FM 103,5 com Assessoria

Balcão de Emprego

Veja +

PROCURO VAGA DE EMPREGO : Operador de máquinas, aplicação de defensivos, colheita de milho.

Anunciante: Volnei

Contato: 65 99918-8598 /

Atualizado dia 13/06/2019

PROCURO VAGA DE EMPREGO . Faz uma semana que mudei para Lucas do Rio verde.. Sou formada em Letras e Espanhol. Tenho 22 anos, procuro vaga de professora, secretária, vendedora. O trabalho que aparecer eu encaro porque preciso muito.

Anunciante: Edinalva Oliveira dos Santos

Contato: 669996226250 / ns99035100@gmail.com

Atualizado dia 13/06/2019

PROCURO VAGA DE EMPREGO: Serviço gerais

Anunciante: Maria Sartori

Contato: 65996803750 /

Atualizado dia 13/06/2019

Açometal está contratando vendedor externo para atuar na região de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e localidades próximas. Interessados enviar curriculum através do E-mail: altair@acometal.com

Anunciante: Açometal

Contato: 06635119212 / altair@acometal.com

Atualizado dia 13/06/2019

PROCURA DE VAGA DE EMPREGO:  Oi, estou a procura de um emprego em qualquer área, pois já estou tempo desempregada tenho 2 filhos e não tá fácil por favor quem souber me ajudem.

Anunciante: Camila Silva dos Santos

Contato: (65)99987-6604 / Kamyllasantoss2014@gmail.con

Atualizado dia 10/06/2019