Notícias Locais

Volume de processos criminais e superlotação do CDP, acende sinal de alerta, comenta Juiz Criminal.

SEGURANÇA | 12/05/2017 16h 12min

O Juiz de direito responsável pela Vara Criminal na comarca de Lucas do Rio Verde, magistrado Hugo José de Freitas, comentou, após reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que aconteceu essa semana, que o grande número de processos criminais que tramitam atualmente no fórum local ultrapassa a casa de 5 mil. São aproximadamente 200 processos julgados mensalmente.

O que na visão do magistrado, requer a implantação de uma segunda Vara criminal na comarca.

“A demanda é intensa e exaustiva. Mas a gente tem trabalhado com bastante afincou para tentar levar um maior número de resposta da atividade jurisdicional para a comunidade de Lucas do Rio Verde, isso claro, dentro das minhas limitações físicas, mas acontece que estamos precisando de mais uma vara criminal para nosso município”, comentou Freitas.

Entre os processos criminais em tramitação estão: violência doméstica; roubo; tráfico de drogas; homicídios entre outros.

Além disso, a superlotação no centro de detenção provisório (CDP) é outra preocupação a ser repensada. Atualmente a unidade prisional abriga em torno de 270 detentos, sendo que foi construída para somente 144.

“Nós estamos com uma unidade superlotada. Nós precisamos que as autoridades responsáveis olhem para isso e que façam planejamento de pequeno, médio e longo prazo para que não aconteça anomalias dentro dos sistema prisional”, finalizou o magistrado. 

Fonte:   ATITUDE FM